O desejo da maioria dos homens e mulheres é ter uma aparência saudável e bonita. Uma das formas de se conseguir isso é manter a pele bronzeada. Sabe-se que uma pele corada demonstra uma sensação de saúde e beleza, porém muitos cuidados devem ser tomados. Se tomar sol para conseguir o efeito dourado pode ser prejudicial se feito com muita frequência e sem o uso de cremes protetores, não é diferente com o bronzeamento artificial.

As formas de bronzeamento artificial encontradas hoje em dia são: loções bronzeadoras, câmaras de bronzeamento, bronzeamento à jato com produtos específicos e cápsulas fitoterápicas. Conheça as características e cuidados de cada forma de bronzeamento.

Loções bronzeadoras
Você encontra esses produtos em casas de beleza ou até mesmo na farmácia. Podem ter resultado instantâneo ou gradual, com o uso diário. Requer cuidado na aplicação. Uma área que recebe mais o produto do que outro pode ficar com manchas mais escuras. Lavar bem as mãos após a aplicação é importante, pois as palmas das mãos tendem a ficar muito mais escuras do que o restante do corpo. Esta forma de bronzear a pele é a menos prejudicial. Muitos produtos hoje em dia têm inclusive fórmulas hidratantes e protetoras da pele.

Câmaras de bronzeamento
Esta modalidade de bronzeamento é a mais prejudicial de todas. Os dermatologistas não indicam e ainda reforçam que quando mal utilizadas ou utilizadas com frequência podem causar câncer de pele. A partir de apenas 10 sessões por ano, a pessoa já fica passível de desenvolver este tipo de câncer, portanto tenha muito cuidado. A ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária já impôs algumas regras e restrições às clínicas de estética. Se optar por este meio de bronzeamento, procure um estabelecimento que esteja dentro das normas.

Bronzeamento à jato
Também considerado uma forma não maliciosa de bronzeamento, é aplicado em clínicas de estética ou pode ser feito em casa através de pequenos aparelhos já disponíveis no mercado para o consumidor final. A tonalidade do bronzeado e a frequência com que você permanecerá bronzeado dependerão do tipo de produto que você usar e da quantidade de vezes que fará isso durante o mês.

Cápsulas fitoterápicas
As cápsulas fitoterápicas de bronzeamento, também conhecida como cápsulas de bronzeamento, contém substâncias como betacaroteno e urucum. Apesar de consideradas seguras, elas não devem ter uso contínuo. Especialistas alertam que podem ser grandes aliadas ao bronzeamento natural ao sol, pois causam um prolongamento e maior facilidade do bronzeamento, porém não podem de forma alguma ser deixado de lado o uso de protetor solar em todas as ocasiões em que for tomar sol.

Para sempre ter um resultado positivo e saudável, opte também por sempre esfoliar a pele. No processo de bronzeamento a esfoliação garante uma pele mais hidratada e sem manchas.